Como ter uma saúde de Super Herói

Pessoal! Hoje eu quero contar o que aconteceu com minha saúde quando eu comecei a implementar mudanças no meu estilo de vida. Quero compartilhar essa informação porque eu sei que você também pode alcançar níveis inimagináveis de saúde, de emagrecimento e de bem-estar!

Primeiramente, eu gostaria de deixar bem claro que eu nunca tive problemas sérios de saúde na minha vida. Eu sempre fui uma pessoa muito ativa e magra. Porém, eu não fazia ideia do quanto melhor eu poderia me sentir com a ajuda da nutrição, atividade física, gerenciamento de stress, sono, e todos outros tópicos que fazem parte de uma saúde de alto nível, energia à flor da pele.

Não vou mentir. Eu sempre fui uma pessoa energética. Eu ia para faculdade na parte da manhã, jogava 3 horas de tênis na parte da tarde, uma hora de academia na parte da noite e finalizava meu dia com mais duas horas de aula de Inglês. Ufa! Eu não entendia o papel dos alimentos no controle de energia. Eu comia o que vinha pela frente, e meu humor variava de acordo com a disponibilidade da comida. Eu queria “matar” um quando eu não tinha comida pela frente! No entanto, quando eu comecei a implementar gorduras mais saudáveis, tais como: abacate, coco, manteiga, nozes e ovos, eu comecei a me sentir diferente.

Eu podia ficar mais tempo sem comer, porém mantendo minha energia estável.Ou seja, eu tinha mais energia do que nunca sem ter que ficar comendo constantemente.Outra mudança que me ajudou bastante, foi a remoção quase que por completo do Glúten (uma vez ou outra eu ainda como glúten). Eu simplesmente mudei o pão e macarrão por batata, aipim, e batata doce. Este tipo de alimento, ainda que rico em carboidratos, causa menos inflamação em nosso sistema digestivo.

Doença zero

saúde sem doença

Felizmente, eu nunca tive nenhum problema sério de saúde. Tirando gripe, intoxicação alimentar e uma única enxaqueca (sim, uma  enxaqueca que durou por 4 dias), eu não consigo lembrar de nada mais sério. Porém, ficar gripado a cada 2-3 meses era uma coisa normal. Eu odeio ficar doente porque não consigo produzir e fazer as coisas que eu amo. Mas quando eu comecei a comer “comida de verdade” e prestar atenção no meu descanso e sono, eu não fiquei gripado nem mesmo uma única vez (bata na madeira por favor). Um dos segredos foi a adição de comidas fermentadas em minha dieta. Alimentos como Iogurte, Kefir e vegetais em conserva são cheio de probióticos (bactérias boas) que ajudam em vários processos fisiológicos, metabólicos e até mentais em nosso corpo. Um deles é o sistema imunológico (cerca de 70% localiza-se no sistema digestivo) que é responsável pelo combate a doenças.

Fica a dica pra você: preste atenção na qualidade do seu descanso e consuma probióticos em sua dieta.

Foco do tipo de laser

Ter foco suficiente para terminar as coisas que iniciei foi algo que eu sempre tive dificuldade. É claro que os alimentos e atividade física são componentes essenciais para um nível de concentração melhor. Mas eu quero compartilhar duas coisas que levaram meu foco pro “next level”.

A primeira é “meditação”. Na verdade, pode ser Yoga, Tai Chi, ou apenas exercícios de respiração (este é o meu caso). O lance é você ter um tempo livre dedicado exclusivamente pra você! Eu começo meu dia com 5-15 minutos de “meditação” onde eu foco exclusivamente na minha respiração, relaxando o máximo possível, e focando em estar presente no meu corpo e mente.O legal desta atividade é que ela vai te ajudar em todas as áreas da sua vida!

A segunda é o controle da tecnologia. Tecnologia é excelente para muitas coisas na nossa vida, porém, ela pode ser uma maldição.

Deixa eu dividir com você a tática que eu venho usando para controlar as distrações e manter um foco do tipo laser:

  1. Defina horários específicos para checar seu email, Facebook, Instagram, Twitter, mensagens, etc. Eu desligo todas notificações, e confiro o que está rolando no meu mundo digital apenas 3-6 vezes durante o dia.
  2. Não abra nada relacionado ao mundo digital até depois de sua “meditação”, café da manhã ou até mesmo depois de algum trabalho produtivo.
  3. Desligue qualquer tipo de distração nas horas que você precisa de um foco máximo. Por exemplo, eu desliguei tudo que possa me distrair durante o período que eu escrevo este artigo para você.

Menos tempo na academia

Eu sempre pensei que mais é sinônimo de melhor. Que quanto mais tempo na academia, melhores resultados eu iria obter. Eu estava errado. Minha vida virou de cabeça pra baixo, e eu não tinha mais tanto tempo para me dedicar aos exercícios. Eu pensei que sofreria um declínio.

O resultado de quando comecei a viver com esperteza foi quando eu comecei a aprender como fazer o meu melhor com o pouco de tempo que ainda tinha em minhas mãos. Treinava menos, mas com mais esperteza e obtive resultados excelentes. Aqui vão as 3 mudanças que você também pode fazer agora mesmo:

  1. Seja intencional com suas escolhas durante o dia. Quero que você pegue a escada ao invés da escada rolante, caminhe até o mercado ao invés de dirigir, ou apenas faça alguns apoios e flexões durante as pausas no seu trabalho.
  2. Vá para academia, mas vá com intensidade. Você não precisa mais do que 40 minutos de treino, 2-3 vezes na semana quando você trabalha os grandes músculos (peito, costa, perna) com intensidade. Implemente HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade), uma vez a cada 7-10 dias é mais do que suficiente.
  3. Lição de casa: eu quero que você leve está frase com você para o resto da sua vida: “mudança de vida passa por mudança de ambiente”! Quando você muda sua dieta, quando você muda o modo como você lida com stress, quando você muda o jeito que controla as distrações da vida, ninguém pode lhe parar!

Eu compartilhei minha história pra lhe mostrar que você pode sim, mudar sua saúde, você pode sim perder peso, você pode sim ter mais energia.Tudo que você precisa fazer é começar a prestar mais atenção ao seu ambiente!

Veja também:

 

1 thought on “Como ter uma saúde de Super Herói

Os comentários estão fechados.