24 abr

Importância das artes marciais para idosos

arte marciais para idososChegar à terceira idade para alguns é um ponto que preocupa, sempre há aquela pulga atrás da orelha com a aposentadoria, e se esse momento tão esperado será realmente um momento bom da vida, ou se aquele salário merecido por ter trabalhado tanto na vida vai ficar todo na farmácia na compra de medicamentos.

O que vemos hoje em dia, felizmente, é a mudança desse quadro. Os idosos estão buscando uma maneira de terem uma boa qualidade de vida, estão se empenhando para que o seu tão esperado momento de descanso não seja destruído por debilidades físicas.

Um ponto muito importante nesse processo de melhoria da qualidade de vida, e que tem ganhado o mercado dos idosos é a implementação das artes marciais na vida desses queridos velhinhos. Embora a sociedade muitas das vezes não reaja como deveria no tratamento deles, alguns profissionais de academias estão oferecendo esse recurso muito satisfatório para melhorar sua saúde. Já existe também até curso de cuidador de idosos online para quem quer se profissionalizar na área e aprender técnicas.

Benefícios da Atividade

Muitos idosos mudaram seu foco para essa atividade, a princípio um pouco incomum, o que percebemos é que, eles usam um tipo de artes marciais que para alguns é considerada uma forma de combate e autodefesa, e os idosos e profissionais do ramo que trabalham com eles estão usando sim esse recurso para combater alguns inimigos, só que são inimigos ocultos como:

  • Sedentarismo, obesidade, disfunções alimentares, depressão, problemas de má circulação, dores musculares, falta de ar, aprimoramento da resistência, melhoria no equilíbrio, auxílio na saúde do coração, redução da hipertensão e até mesmo problemas mais sérios como a osteoporose, e já foi comprovado cientificamente que contra a essa última é muito indicada.
  • E olhando por esse lado, muitos especialistas do ramo colocaram em prática a reestruturação do idoso com arte marcial, pois essa atividade na terceira idade ao passo que pode ser usada para autodefesa é uma grande aliada oferecendo uma grande amenização e correção de problemas de saúde como citamos acima. Esse recurso de artes marciais para o idoso também funciona como um meio de diminuir também o estresse, a fadiga e a depressão, assim nota-se que, ao mesmo tempo em que tal atividade cuida de seus corpos, suas mentes se mantêm ocupadas e relaxadas.
  • Outro grande benefício que a arte marcial traz para a vida do idoso, assim defende os especialistas, é que, com a prática da atividade eles aprendem a cair. Sabemos que esse é um grande vilão para os idosos, então, só aqui já se percebe que com certeza ela já previne muitas consequências graves que um tombo poderia gerar.

Condições para prática das artes marciais na vida do idoso

condições da prática para idosos

O que especialistas apontam é que, para um melhor aproveitamento, grupos somente de idosos devem ser formados para melhor desenvolvimento do idoso. Uma vez que, seu ritmo é bem diferente do ritmo de um jovem, o professor deve se qualificar mais e estudar exercícios que não vão comprometer a saúde do idoso.

E outro detalhe que faz a diferença nessa maneira de trabalhar com idosos, como mencionado por essa profissional desse site, é que, estando eles envolvidos com pessoas de mesma faixa idade, seu relacionamento, assim como suas experiências de vida, faz com que se entreguem mais e tenham mais liberdade de expressão, eles acabam aproveitando mais; e o entrosamento com outros “velhinhos” lhes faz muito bem.

O Tabu da terceira idade

A terceira idade não é uma grande vilã como a maioria imagina. Infelizmente o que ainda falta é divulgar atividades físicas como as artes marciais que traz tantos benefícios para a vida dos idosos.

Ainda tem que ser quebrado esse tabu de que o idoso tem que ficar em sua casa deitado sem fazer nada. A ideia de que ele já deu pra sociedade o que tinha que dar e que agora deve ficar isolado tem que ser destruída, pois a experiência da terceira idade pode gerar muitos frutos para o nosso país.

ser feliz

É um direito de o idoso aproveitar sua vida ao máximo, já que ele chegou ao ponto de não precisar mais de viver para trabalhar. Essa é hora de poder viver, curtir momentos felizes agradáveis com suas famílias, viajar e não apenas viver por viver. Ainda bem que atividades como as artes marciais proporcionam mais qualidades de vida para esses queridos idosos.