21 abr

Benefícios das Artes Marciais

Ao contrário do que a maioria pensa, a prática de artes marciais não sugere violência, pelo contrário, quem é adepto ao esporte em questão, se torna uma pessoa com mais autocontrole e mais sabedoria para lidar com as adversidades. Pessoas que tem conhecimento de técnicas de defesa pessoal são os causadores de confusão, apenas usam de suas habilidades para se defenderem.

O fato de grande parte das pessoas associarem artes marciais à violência, deve-se um pouco a má fama das competições de vale tudo, pois nessa competição, quando era sucesso na época de sua existência, a pancadaria corria solta. Quase não existia regras, as únicas regras que existiam eram apenas não colocar o dedo nos olhos dos oponentes e dar socos e chutes nos testículos, o resto era válido, inclusive puxar o cabelo do adversário.

Por ser considerada violenta, a modalidade teve que criar regras para entrar no mercado esportivo. Surgiu, assim, o chamado MMA do inglês: mixed martial arts, que em português quer dizer Artes Marciais Mistas.

benefícios das artes marciaisNa verdade, existe um lado muito positivo para os praticantes dessa modalidade de esporte, a arte marcial oferece grande benefício ao corpo e a mente de quem a pratica. O homem que pratica artes marciais, sem dúvidas, mantém copo e mente bem cuidados, e é comprovado cientificamente que quando uma pessoa procura fazer uma atividade física que lhe dê prazer, sua mente fica mais saudável.

Porque as artes marciais ajudam no desenvolvimento físico e mental

Esclarecido um pouco desse tabu de violência existente nesse meio, podemos olhar esse esporte com outros olhos. É bom ressaltarmos o lado bom das artes marciais apontando os inúmeros benefícios que ela trás ao homem.

O físico

parte física

Um ponto muito importante é que, com a prática de uma arte marcial seja ela qual for, o ser humano trabalha muito seu corpo físico, incluindo: Seus músculos, coordenação motora, elasticidade, resistência , condicionamento físico, saúde cardiovascular, força, equilíbrio etc. Sem contar que ela ajuda perder peso e ganhar massa magra.

O fato de alguém se dispor a fazer uma atividade desse tipo, mesmo que não faça algo parecido com levantamento de peso, ele coloca ser corpo à prova estabelecendo uma relação de limites diários, a cada dia que passa seu organismo se adequa mais e mais às necessidades de um lutador.

A mente

O ser humano que ocupa sua mente com qualquer tipo de esporte já tem um recurso muito grande de escape para seus problemas, isso é um termo que muitos estudiosos comprovaram. Isso com certeza já é um benefício muito grande, e as artes marciais tem uma influência muito forte sobre a mente humana.

Ela trabalha muito a concentração, o estudo do adversário, os movimentos calculados, faz também o lutador a se sentir mais confiante, elevando a autoestima, e é também um ótimo exercício para o controle da ansiedade, do estresse e da agitação.

Os benefícios das artes marciais na sociedade

Outro ponto positivo das artes marciais, e que não poderia ficar de fora do nosso artigo, são os benefícios que essa modalidade de esportes trás para sociedade, em competições famosas como as olimpíadas temos muitos exemplos disso, atletas que saíram das ruas e se tornaram atletas renomados.

artes marciais nas olimpíadas

Em algumas comunidades carentes existem até projetos envolvendo artes marciais que tiram jovens da rua e os transformam em pessoas de bem. No Brasil, temos muitos exemplos de projetos envolvendo os jovens com a capoeira, e assim os transformando novamente em pessoas dignas.

E por outro lado, vemos que em grandes centros de treinamento, os instrutores trabalham muito com seus alunos valores humanos, os preparando para serem pessoas de alto valor e incentivando a paz, entendemos que ao invés de ser uma atividade que suscita guerra, ela promove a paz.

Voltar à Página Inicial