10 jan

A taurina pode dar energia e melhorar o desempenho do atleta

taurina para os atletas

Você já deve saber que a taurina é um aminoácido muito essencial ao corpo humano. Essa substância é sintetizada pelo organismo e se encontra no músculo esquelético, no miocárdio, no sistema nervoso central e nos glóbulos brancos. Suplementos com taurina podem dar um efeito melhor ainda se juntados à cafeína, os atletas agradecem.

A Taurina é encontrada na comida, sendo que, as principais fontes são: leite, peixe carne e ovos. Quem segue uma dieta vegetariana provavelmente terá uma deficiência deste aminoácido no organismo.

Funções da taurina

A taurina é muito importante para a bile. Ela ajuda no bom funcionamento do corpo, ajuda a digerir gorduras, regula os níveis de colesterol no sangue, a absorção de vitaminas, regula a quantidade de água na célula e em o organismo.

Este aminoácido é impede:

  • Edema;
  • hipertensão;
  • aterosclerose;
  • hipoglicemia;
  • doença cardíaca.

Ela ajuda também a manter o funcionamento normal do sistema nervoso, muscular e cardiovascular. A taurina causa um efeito benéfico na retina, por isso é importante para manter a acuidade visual. Especialistas consideram o aminoácido importante para o cérebro, pois ele atua como proteção para o cérebro. Além disso, o aminoácido é usado em alguns tratamentos para epilepsia, convulsões, ansiedade e comprometimento da função cerebral. A taurina ajuda no funcionamento normal do sistema nervoso central, facilita a passagem do magnésio, sódio e potássio através da membrana celular.

A taurina ara atletas

Os atletas podem usar suplementos de taurina, pois ajudam a prevenir a obesidade e o estresse oxidativo nas células, combatendo o efeito prejudicial do radial.

Concluindo, a taurina é um excelente antioxidante que protege a nossa saúde corporal. Com ele, o metabolismo é acelerado, melhorando o desempenho no treinamento esportivo. Taurina protege os músculos dos efeitos nocivos do dano dos radicais livres, ajuda a queimar gordura na estimulação do crescimento muscular. Este aminoácido é considerado um queimador de gordura, um nutriente que protege os músculos.

Existem também outras causas de deficiência de taurina, são:

  • estresse físico;
  • candidíase;
  • consumo excessivo de álcool;
  • falta de zinco no corpo;
  • estresse emocional.

A taurina é encontrada em suplementos de aminoácidos e bebidas energéticas para atletas. Essas bebidas esportivas também podem conter cafeína e açúcar, por isso não deve ser consumido em excesso.

Os suplementos de taurina têm muitos benefícios para aqueles que exercem atividades físicas: reduz a fadiga, faz os exercícios serem menos intensos, ajuda a estimular a penetração de glicose intracelular no crescimento muscular, a recuperação rápida após o treinamento, aumento do volume sanguíneo, prevenção de cãibras musculares (que podem ocorrer devido ao uso excessivo de pesos durante o exercício), enzimas musculares melhoradas, a oxidação da gordura e a produção de energia. Os suplementos de taurina não são recomendados para quem têm problemas com o estômago, pois pode aumentar a acidez. Sendo assim, doses elevadas podem dar sintomas de diarreia. Portanto, tenha cuidado ao usar taurina. Use-a com moderação.

Veja abaixo alguns vídeos sobre a taurina, seus efeitos, seus benefícios, indicações e contra-indicações:

Vídeo 1

Vídeo 2

Vídeo 3

Vídeo 4

Vídeo 5